terça-feira, 22 de janeiro de 2008

OS NOSSOS AMIGUINHOS

A Cigarra e a Formiga Era uma vez uma cigarra e uma formiga.
A formiga era muito trabalhadora e passou o Verão a trabalhar, a apanhar alimentos para a sua despensa. Enquanto a cigarra passava os dias a tocar viola e a cantar.
A formiga bem que lhe disse:
- Olha cigarra só sabes cantar, está quase a chegar o Outono, depois o Inverno, e não vais ter nada para comer nos dias de frio e chuva.
Mas a cigarra não se importava e continuava a cantar.
Chegou o Outono e vieram os dias mais frios e a chuva até que chegou o Inverno.
A cigarra começou a ter fome e agora não podia ir à rua porque estava muito frio e vento.
Até que se lembrou de ir a casa da sua vizinha formiga pedir qualquer coisinha para comer, bastava uma migalhinha de pão.
Assim fez, chegou a casa da formiga e disse-lhe:
- Se me pudesses dar alguma coisa para comer, estou cheia de fome e não se pode andar na rua porque está muito frio.
Mas a formiga que tinha avisado tanta vez a cigarra para arranjar comida para comer quando chegasse o Outono e o Inverno, disse-lhe muito zangada:
- Não, não, eu bem te disse para não estares sempre a cantar e a tocar viola e ires tratar da tua vida, mas tu não me ouviste, então agora vai cantar e tocar.

História recontada pelas crianças
Do Jardim-de-Infância de Alcáçova
05 de Novembro de 2007



Dia da AlimentaçãoNo dia 16 de Outubro celebrámos o dia da Alimentação, então participámos em muitas actividades, em que nos divertimos e aprendemos. Foi um dia muito fixe!!!!!
Conversámos sobre os vários alimentos que comemos todos os dias, tendo em atenção, aquelas guloseimas de que tantos gostamos e que tantos mal nos fazem.
A partir de agora vamos ter mais cuidado.
Jogámos, construímos uma pirâmide dos alimentos, e para que esta fosse bem entendida por todos nós, as professoras e as auxiliares com a nossa ajuda confeccionámos uma super salada de frutos.
Ficou deliciosa todos repetimos até acabar a salada toda.

Actividade realizada pela EB1 e JI de Fontainhas



Biblioteca Escolar da
EB1/ JI da Boa Fé
No presente ano lectivo, a coordenação da Biblioteca Escolar da EB1/JI da Boa-Fé encontra-se a cargo da professora Cláudia Marçal. À professora Vera, pioneira no projecto da Biblioteca Escolar (juntamente com todos os que a tornaram uma realidade) desejamos muito sucesso profissional.
Quanto à Biblioteca Escolar, encontra-se em pleno funcionamento para toda a comunidade escolar da EB1/JI da Boa-Fé, proporcionando, ainda, em regime itinerante, o acesso aos livros e à animação de leitura nas Escolas EB1/JI Fontainhas, EB1/JI de Raposeira e EB1/JI de Alcáçova.
Muitas actividades foram já desenvolvidas e a receptividade tem sido grande e generalizada. Esperamos todos que a Biblioteca possa ser um recurso potenciado ao máximo e que sirva a sua missão primordial:

“E essa missão o que é?
É estar sempre onde os leitores estão.”

José Jorge Letria


Participação na recepção aos Professores e Alunos Romenos No dia 30 de Outubro deste ano, um grupo de meninos, constituído por seis elementos e acompanhado por uma professora, deslocou-se à Escola EB 2,3 nº 2 de Elvas para participar na recepção aos professores e alunos romenos que, no âmbito do projecto Comenius, visitaram a nossa cidade.
Foi um dia em cheio para todo o grupo. Os meninos puderam acompanhar todos os participantes numa viagem no comboio turístico e desfrutar de visitas guiadas a diferentes pontos de interesse da nossa cidade.
Para além desta oportunidade, ainda houve tempo para visitar o Centro de Recursos do Agrupamento e um almoço convívio no refeitório da Escola.
Esta jornada tão interessante para todos foi, por certo, muito significativa para o Alexandre visto que, por ser de origem romena, teve a possibilidade de comunicar na sua própria língua com os nossos visitantes e partilhar a sua experiência de vida no nosso país e na nossa cidade.
Quando a visita terminou, as crianças estavam cansadas mas felizes … e também com um pouco de frio. Mas valeu a pena!

Sem comentários: