quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

PITÁGORAS PROCURA DE EMPREGO

O Sr. Pitágoras encontra-se no desemprego, para os
interessados apresenta-se o seu curriculum vitae.

Curriculum Vitae

Nome: Pitágoras
Data de Nascimento: 580 a.C.
Naturalidade: Ilha Grega de Sumos (Perto de Mileto)

Habilitações:
Estudei sob a orientação de Tales de Mileto e fui responsável por vários progressos nas áreas da matemática, astronomia e música. Em 529 a.C. fundei em Crotona, a escola Pitagórica.
Em astronomia fui dos primeiros a afirmar que a terra e o universo eram de forma esférica, criando assim o sistema astronómico conhecido por “sistema pitagórico”.
No que diz respeito à área da filosofia, eu e os meus seguidores éramos fascinados pelos números. O nosso lema era “Tudo é número”. Devido a isto, considerámos que os números pares simbolizavam o feminino e os ímpares o masculino, à excepção do número 1 que era o gerador de todos os outros.
Encontrei outra forma de calcular potências, baseando-me na soma dos números ímpares, ou seja:

· O primeiro número ímpar é o 1 então 12 = 1;
· Os primeiros dois números ímpares são o 1 e o 3, então 22 = 1+3;
· Os primeiros três números ímpares são 1, 3 e 5, logo 32 = 1+3+5;
· Se pretendêssemos calcular 92 = 1+3+5+7+9+11+13+15+17 = 81 e assim sucessivamente para outros quadrados.

Finalizo o meu curriculum vitae, com a obra que me tornou famoso, conhecida por todos como sendo o “Teorema de Pitágoras”:

“ Num triângulo rectângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.”

Agradeço humildemente a todos os que necessitem dos meus serviços, o favor de contactarem com este jornal ou então que me procurem nos manuais de matemática.

Departamento de Matemática

Sem comentários: