sexta-feira, 21 de março de 2008

A GUERRA E A PAZ

Pelo que ouço na escola, em casa e na televisão, o nosso mundo está em crise. Não compreendo bem o porquê, mas vou tentar explicar o que sei.
Em vários países como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, tal como em toda a Europa, há paz, mas alguns países como Iraque, Sudão, Paquistão, Ruanda, Etiópia e Israel estão em guerra. Estas guerras existem por falta de alimento, por falta de dinheiro e também por questões políticas ou religiosas. Sei que os habitantes desses países em guerras dão tiros uns aos outros, morrem crianças de fome e há muitos órfãos e não há hospitais para cuidar dos doentes. Eu acho que os homens e mulheres da Terra deviam saber viver em sociedade. Mesmo nas simples coisas da vida como nos jogos, por exemplo, as pessoas zangam-se umas com as outras. É por isso mesmo que existem os manuais dos jogos que servem para as pessoas saberem as regras.
Eu acho que a paz é muito mais bonita do que a guerra porque as pessoas não resolvem os conflitos a baterem-se e a sofrerem. Resolvem a falar portanto, quando estivermos enervados num jogo ou com outra pessoa, devemos resolver os problemas conversando e tentando compreender a razão dos outros.

Beatriz Lebre,
nº3, 5º B

Sem comentários: