terça-feira, 31 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

No passado dia 21 de Março festejou-se o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Este dia marca a chegada da Primavera, a estação das flores, das cores e da alegria. Com a chegada da Primavera, as flores desabrocham e as árvores parecem abrir os galhos, como se fossem braços para receber a luz do sol. Tudo se transforma num mundo de cores. As plantas ficam viçosas e coloridas, a relva verde e o céu azul.
As árvores não servem, somente, para embelezar as praças, avenidas e ruas, as árvores refrescam o ambiente. Isto acontece porque dão sombra e mantêm a humidade do ar. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição porque absorvem o dióxido de carbono resultante da queima de combustíveis e libertam o oxigénio de que tanto precisamos para viver.
As plantas são também verdadeiras barreiras que mudam a direcção dos ventos e filtram a poeira e fuligem. Mantêm o solo firme, sendo indispensáveis nas encostas, às margens de rios e mananciais. E isto sem contar com os deliciosos frutos que nos proporcionam. Outro factor importante é que muitos remédios podem ser feitos a partir das árvores.
A madeira das árvores tem uma utilização muito abrangente. É utilizada para o fabrico do papel, móveis, edifícios, lápis, tecido, filmes fotográficos e até para a alimentação. Uma vez que estamos sempre a precisar da madeira das árvores é muito importante que depois de as derrubar voltem a ser substituídas por novas.
Para comemorar a chegada da Primavera e, principalmente, Dia Mundial da Árvore, os alunos do curso de Jardinagem e Espaços Verdes, da turma E, do 6.º ano, no dia 23 de Março, plantaram algumas árvores de diferentes espécies, na parte traseira da escola, uma vez que carecia de árvores. As árvores plantadas foram: quatro Pinheiros Bravos, dois Cedros, um Loureiro, um Sobreiro e um Lilás.
Na disciplina de Cidadania e Mundo Actual, os alunos conheceram a história da comemoração oficial do Dia Mundial da Árvore, na disciplina de Ciências da Natureza, os alunos foram sensibilizados para a importância das árvores e para o respeito que devem ter perante a natureza e na disciplina de Jardinagem os alunos plantaram várias árvores. Desta forma, foi conseguida a transdisciplinaridade entre as estas áreas curriculares disciplinares e contribuir para um mundo melhor

Prof.ª Patrícia Marques

Loureiro

Sobreiro

Pinheiro Bravo

Sem comentários: