terça-feira, 19 de outubro de 2010

Oficina de Teatro - EB 2,3 nº2 de Elvas

No dia 06 de Outubro, a Oficina de Teatro iniciou a sua actividade com uma reunião geral, na sala 42, com os elementos inscritos e com os alunos que pertencem à turma PCA do 1º ciclo (professora Teresa Ramalho). Ficámos a saber, através da professora Gina Silva, quais os professores que integram a Oficina e qual o seu contributo para este projecto, como irão decorrer as sessões da Oficina e quais as actividades que iremos desenvolver. No início, apenas os professores se apresentaram; a nossa apresentação seria feita de outra forma! Levantámo-nos todos e desenvolvemos, sob a orientação do professor Fradique, um jogo de apresentação.
Cumprimentámo-nos de diversas formas: como normalmente fazemos (com um aperto de mão ou um beijo e dizendo o nosso nome), como esquimós, como orientais, como os índios…! Foi bem divertido! Ainda fizemos outra dinâmica de grupo: o jogo da estátua, onde se destaca a boa disposição que gerou, motivada essencialmente pelas hilariantes representações do professor Fradique (como elemento distraidor).
Na sessão do dia 13 de Outubro, tivemos a presença de vários outros participantes que, ao longo da semana, se inscreveram na Oficina e a participação especial de Liliana Policarpo, animadora sociocultural do Agrupamento e membro da Biblioteca Escolar. No início da sessão, o professor Mário Carriço explicou-nos melhor o que se pretendia com o desafio lançado no moodle (na página Oficina de Teatro) sobre a criação de um logótipo para a Oficina de Teatro. De seguida, participámos todos no jogo da estátua e concluiu-se que alguns alunos demonstraram uma evolução ao nível da concentração, que é o objectivo deste exercício. Fizemos ainda alguns exercícios para desenvolver o controlo da respiração; também a voz foi trabalhada através de um exercício, sempre sob a supervisão do professor Fradique. Mais uma vez, destaca-se a boa disposição e, acima de tudo, a aprendizagem de algumas técnicas úteis para as actividades que iremos desenvolver. (texto adaptado)
Texto e fotografias: Gonçalo Oliveira e Eduardo Pires (8º A)

Sem comentários: