quarta-feira, 16 de março de 2011

Visita de Estudo ao Centro Ciência Viva de Estremoz - Escola Básica E.B.2,3 N.º 2 de Elvas


Visita de estudo ao Centro Ciência Viva de Estremoz

No dia 13 de Janeiro, as turmas do 7º ano realizaram uma visita de estudo a Estremoz, integrada na disciplina de Ciências Naturais.

Alunos e professores concentraram-se à entrada da Escola Básica 2,3 nº 2 de Elvas e logo rumaram para Estremoz, a fim de visitar o Centro Ciência Viva. Chegando ao local, as turmas foram separadas em grupos, acompanhados por um guia, visitando diferentes exposições.

Relativamente à exposição permanente “ Terra, um Planeta dinâmico”, os alunos entre tantas coisas puderam observaram a réplica de um fóssil de Tyrannosaurus rex, ver um modelo de um vulcão em acção, ver inúmeros tipos de rochas, criaram um “microssismo” registado num sismógrafo. Verificaram também de que forma é que as rochas podem sofrer transformações tal como dobras e falhas, puderam navegar no fundo do oceano, ver modelos do Ciclo da água, entre muitas outras coisas.

Na exposição temporária “Ver o presente…”, foi abordado o tema do “desenvolvimento sustentável” através da análise de gráficos devidamente explicados pelo guia da exposição.

Foi também feita uma sessão de campo (visita a uma pedreira de mármore) para a qual foram distribuídos capacetes. Na pedreira os alunos mais uma vez foram esclarecidos sobre a formação do mármore, como se efectua a sua extração e o destino do mármore depois de extraído.

Como o Centro Ciência Viva se localiza num antigo convento, foi possível os alunos almoçar e lanchar no claustro, aproveitando assim o bom tempo que estava usufruindo da arquitetura característica do edifício.

No final do dia os alunos regressaram a Elvas cansados, mas satisfeitos com a visita, uma vez que estiveram activos na exploração das exposições permitindo que se divertissem enquanto aprendiam.

Texto: Prof. João Silva

Sem comentários: