terça-feira, 24 de maio de 2011

Visita de Estudo a Marvão e a Castelo de Vide - Escola E.B. 2,3 n.º 2 de Elvas

Partimos às 9 horas da manhã, da escola, todos os alunos pertencentes ao quinto ano. Fomos de autocarro até Marvão, da parte da manhã, e chegámos a Marvão por volta das 10horas e 30 minutos.

Estava calor, mas corria uma brisa fresca. Visitámos museus, passeamos pelas ruas, entrámos nas muralhas, fomos à Casa da Cultura, onde vimos um filme sobre Marvão e ainda visitámos o castelo. Nos museus havia testemunhos das lutas antigas. Havia bifaces e machados de pedra, esqueletos e muito mais….

Quando visitámos o Castelo, um guia orientou-nos e levou-nos a ver a fortaleza, disse-nos a quantos metros de altitude nos encontrávamos, disse-nos que o castelo tinha portas falsas e levou-nos a ver a cisterna do Castelo e por onde a água passava.

Depois de vermos tudo no Castelo, fomos descer uma calçada romana até à Portagem, onde almoçámos. Foram alguns quilómetros que caminhámos. Pelas 13 horas e 30 minutos, chegámos, finalmente à Portagem. Apanhámos as mochilas que estavam no autocarro e fomos almoçar, num parque relvado.

Estava-se agradavelmente bem, pois tínhamos mesmo ali um riacho, um parque de diversões e até uma piscina!

O almoço foi muito bom, mas depois foi a parte de irmos, quem quisesse, comprar um gelado.

Depois do almoço e do gelado, fomos de autocarro, à cidade romana da Ammaia, que foi, aproximadamente pelas 15horas e 30 minutos.

Havia um guia que nos levou lá a visitar a cidade. Primeiro fomos á parte de fora da cidade, onde o guia nos mostrou o sítio dos portões da Ammaia, os muros quase todos, e, ainda nos mostrou uma escavação, de muitos metros de profundidade e que ainda não se encontra terminada.

Depois fomos à parte de dentro da cidade romana, onde nos mostrou as coisas encontradas nas escavações, moedas antigas, e muitas outras coisas...

Quando acabou a visita a cidade romana da Ammaia, fomos para o autocarro para vermos Castelo de Vide, como já não tínhamos muito tempo, não deu para explorarmos as suas ruas a pé. Fiquei um bocadinho triste pois tinha lá a minha família…

Chegámos à escola por volta das 17 horas e 30 minutos. E assim acabou a nossa visita!!

Texto elaborado pelo aluno Rodrigo Matela, 5.º D

Sem comentários: